The Callas - Half Kiss Half Pain (2016)

1. It's Sunday I'm Bleeding
2. Sad Erection
3. Cut
4. Half Kiss Half Pain
5. The Great Eastern
6. Could You?
7. La Jalousie
8. Blue
9. So Sweet
10. River. Drool. Ear. Rope.





Rock alternativo com um cariz sónico predominante, a música dos Callas prima por soar tão apelativa como familiar. Produzido por Jim Sclavunos, que já trabalhou com os Cramps, Nick Cave & The Bad Seeds, Grinderman ou Sonic Youth, este novo álbum parte das influências dos últimos (a banda está a trabalhar neste momento com Lee Ranaldo dos Sonic Youth na banda sonora de um filme) para nos entrar nos ouvidos desde os primeiros acordes.

A cadência, entre o lânguido, frenético e visceral, o equilíbrio e duelos entre a voz masculina e feminina, a dança das guitarras. O disco começa da melhor forma com duas canções viciantes e à terceira só queremos deixar as pernas e braços ao abandono, o que persiste no tema título. É um crescendo de euforia.
Nada está aqui ao acaso, nenhum tema dura mais do que o necessário e os instrumentos são tocados com uma mestria cirúrgica mas não estéril.
Lançado pela editora grega Inner-Ear Records, Half Kiss Half Pain é mais um registo a não perder neste início do ano. Posso até dizer que não tenho parado de o ouvir desde que tive acesso a ele. Há todo um ambiente sonoro que nos recorda de memórias de outrora, mas que é, ao mesmo tempo, refrescante. As músicas são sedutoras, com melodias que nos apanham de surpresa (a mudança a meio caminho de ‘Could You?’, com um ritmo endiabrado e embalado pelo baixo pulsante por exemplo), e o álbum como um todo é coerente. Nada está aqui ao acaso, nenhum tema dura mais do que o necessário e os instrumentos são tocados com uma mestria cirúrgica mas não estéril. Um disco fantástico basicamente.

Editora: http://inner-ear.gr/
Site oficial: http://www.thecallas.com/
Facebook: https://www.facebook.com/thecallasofficial
Bandcamp: https://innerear-thecallas.bandcamp.com/album/half-kiss-half-pain